Segunda-feira, 8 de Janeiro de 2007

A NOVA MULHER

Explica as alterações verificadas nas condições de vida da mulher e menciona as conquistas dos movimentos feministas e sufragistas.

publicado por nonoahistoria às 20:40
link do post | comentar | favorito
|
5 comentários:
De martim nº19 a 9 de Janeiro de 2007 às 19:13
Desde tempos depois do período pré-histórico e até à 1ª Guerra Mundial, a mulher quase não era ninguém na sociedade, mas a partir desses anos tenebrosos, a situação começou a mudar. Com os homens na Guerra, não havia pessoas para trabalhar nas cidades e, assim, as mulheres tiveram que ocupar os seus lugares. Mas também o cenário desolador que se vivia depois da Guerra ajudou. Depois da Guerra e, agora junto dos homens, houve uma emancipação feminina. Os anos 20 foram os anos em que houve mais transformações. A mulher começou não estar dependente do marido financeiramente e já não tinha apenas de cuidar dos filhos, agora trabalhava fora de casa e tinha empregos iguais ao do marido. Ganhou autonomia. Com o crescimento da população, a mulher teve que desempenhar mais funções, o que a tornou mais autónoma financeiramente e não tinha que estar sujeita às suas ordens. Passou a frequentar locais públicos e a sair à noite e praticava desporto. Tal como os homens, a sua maneira de vestir e pentear mudou. Começou a usar saias mais curtas e usava o cabelo à garçonne ". As mulheres começaram a fazer movimentos feministas, principalmente para lhes ser concedido o direito ao voto, o que aconteceu em 1920, nos EUA. A partir deste tempo, o papel da mulher na sociedade nunca mais voltaria a ser o mesmo.


De Cátia nº6 a 9 de Janeiro de 2007 às 21:20
Com a ida dos homens para a 1ª Guerra Mundial eram agora as mulheres que sustentavam a sua família necessitando de arranjar trabalho fora de casa. Frequentavam também locais públicos e a vida nocturna. A mulher começou assim a ganhar autonomia própria e a ser mais independente do homem. Foi nesta altura que a mulher se começou a interessar pela moda, adoptando diferentes formas de vestir e de estar. Usava saias curtas e justas e o cabelo era igualmente curto. A prática de desporto começou também a ser do interesse feminino. As mulheres reclamavam a igualdade de direitos. Para isso realizavam movimentos feministas, principalmente para lhes ser concedido o direito ao voto. A partir desta altura o papel da mulher na sociedade mudou radicalmente.


De Carlos Tiago nº5 a 10 de Janeiro de 2007 às 18:18
Com os homens na guerra a vida tinha que continuar.Para tal havia que ocupar os postos de trabalho que eles tinham deixado.
Surge então uma das características da nova mulher, o trabalho, ou seja, eram as mulheres que sustentavam a família.Com isto as mulheres começam a ganhar mais autonomia o que as leva a olharem para a moda,então a mulher começou a usar saias curtas e o cabelo também curto("á garçonne").
Cada vez mais autónoma a mulher começa a sair de casa para a vida nocturna,frequentando locais públicos.Outra nova característica da mulher foi a pratica do desporto.Tendo em conta isto a mulher ficou ciente do papel que tinha na sociedade e lutou pela igualdade de direitos, o que originou alguns movimentos feministas.
Foi assim o processo de mudança na vida da mulher.


De José Almeida a 10 de Janeiro de 2007 às 18:45
Com os homens na guerra a mulher tinha de se governar tendo novos hábitos e novos valores. Tendo assim a mulher a ter um papel importam-te na sociedade, trabalhando fora de casa, ganhando automomia e divertir-se, frequentava locais nocturnos também praticava desportos e actualizava-se na moda e assim ganhando igualdade de direito. E ate para se manifestarem criaram movimentos feministas.


De Francisco Lopes a 10 de Janeiro de 2007 às 19:26
A 1ª Guerra Mundial, onde milhares de homens de todo o mundo participaram, provocou grandes transformações a nivel social e económico. Na Guerra morreram milhares de homens, sendo as mulheres obrigadas a ocuparem os cargos dos homens na sociedade, assumindo um novo papel. A mulher passou a ter de trabalhar fora de casa, passou a ter maior autonomia, deixando de estar dependente do marido a nível financeiro, passou a frequentar os locais públicos, como cafés e cabarés, passou a praticar desporto, como o ténis, adoptou novas formas de vestir, como o uso de saias curtas e cabelo curto, denominado cabelo "à la garçonne". Graças aos movimentos feministas a mulher passou a ter igualdade de direitos e graças aos movimentos sufragistas a mulher obteu o direito ao voto. Concluindo, podemos dizer que nos anos 20 houve uma emancipação feminina, tendo a mulher assumido um papel mais importante na sociedade.


Comentar post

.mais sobre mim

.pesquisar

 

.Junho 2007

Dom
Seg
Ter
Qua
Qui
Sex
Sab

1
2

3
4
5
6
7
8
9

10
11
12
13
14
15
16

17
18
19
20
21
22
23

24
25
26
27
28
29
30


.posts recentes

. VIAGEM DE FINALISTAS

. Portugal: do Autoritarism...

. AS SOCIEDADES OCIDENTAIS ...

. DA CECA À UNIÃO EUROPEIA

. O MUNDO SAÍDO DA GUERRA

. BOAS FÉRIAS E PÁSCOA FELI...

. O FIM DA GUERRA E SUAS CO...

. REGIMES TOTALITÁRIOS NA E...

. GUERRA CIVIL ESPANHOLA

. A ERA ESTALINISTA NA U.R....

.arquivos

. Junho 2007

. Maio 2007

. Abril 2007

. Março 2007

. Fevereiro 2007

. Janeiro 2007

. Dezembro 2006

. Novembro 2006

blogs SAPO

.subscrever feeds