Terça-feira, 16 de Janeiro de 2007

A QUEDA DA BOLSA EM 1929 E A MUNDIALIZAÇÃO DA CRISE NOS ANOS 30



Após uma época de grande desenvolvimento económico, marcado pela facilidade do recurso ao crédito para a compra de bens materiais (carro, casa, electrodomésticos), os EUA foram atingidos, em Outubro de 1929, por uma grave crise financeira - O Crash da Bolsa de Wall Street (Nova Iorque).

Os principais factores que explicam a queda da Bolsa, foram a crise de superprodução, que provocou um desiquilíbrio entre a oferta e a procura e a especulação bolsista.
A queda da Bolsa de Nova Iorque teve um forte impacto económico e social, cirando um "ciclo vicioso": falência das empresas, subida do desemprego, quebra do poder de compra e consequente diminuição do consumo, acumulação de stocks de mercadorias e baixa acentuada dos preços (deflação).

A miséria atingiu cidades e campos, lançando no desespero vastas camadas da sociedade americana, criando um clima de tensão favorável ao desenvolvimento da criminalidade e do racismo. Uma nova multidão de pobres, cerca de 12 milhões de desempregados, ocorriam aos refeitórios populares onde esperavam receber sopa e pão.

A depressão mundializou-se nos anos 30 devido à drástica redução das importações americanas quer da Europa quer dos países e colónias europeias da África; América Latina, Ásia ou Oceânia, bem como pela retirada dos capitais norte-americanos de bancos e das empresas que tinham noutros continentes.

1. Procura definir os seguintes conceitos, recorrendo ao teu manual e dicionários:

* Crash * Superprodução * Especulação Bolsista * Depressão Económica
publicado por nonoahistoria às 22:12
link do post | comentar | favorito
|
15 comentários:
De Júlio Ferreira nº 14 a 17 de Janeiro de 2007 às 21:47
1. "Crash " como a própria palavra indica em Inglês é quebra. Quebra no sentido em que a Bolsa de Nova Iorque cai.
Superprodução significa que com as novas técnicas e avanços as f à bricas produziam demasiado (havia mais produção que procura), ou seja, é uma produção anormal.
Especulação Bolsista significa que como haviam muitas pessoas à procura de acções o preço destas subia passando, como é evidente, o seu valor real.
A Depressão Económica foi o que se passou devido a tudo isto que mencionei anteriormente. Esta expressão significa que a Economia dos EUA e também depois outras de outros países sofreram uma depressão, queda ou entraram em recessão.



De André nº3 a 17 de Janeiro de 2007 às 22:01
Eu li o comentário. Não tenho nada a acrescentar.


De Francisco Lopes a 19 de Janeiro de 2007 às 22:49
1.
*Crash:

Em 1920, os E.U.A. viveram um período de prosperidade económica. Na Bolsa de Nova Iorque reinava um grande optimismo.
Em 1929, muitos investidores, procuraram vender as acções que possuíam antes que o seu preço baixasse. Foi então, que no dia 24 de Outubro, na chamada "quinta-feira negra" se deu o "crash" da Bolsa de Nova Iorque, tendo os preços das acções sido postos à venda abaixo do seu valor real.

*Superprodução:

Nos finais da década, alguns sectores industriais começaram a dar sinais de crise. Recuperação económica da Europa, o aumento da oferta e a diminuição do consumo foram as causas que contribuíram para a superprodução nos E.U.A.

*Especulação bolsista:

Como já referi anteriormente, na Bolsa de Nova Iorque reinava um grande optimismo. Milhares de pessoas investiam nas acções, comprando e vendenso as mesmas, chegando a pedir empréstimos aos bancos para o fazer, o que fazia subir o preço do seu valor real.

*Depressão económica:

A depressão económica pode generalizar-se como sendo o culminar de todas as expressões anteriores. A depressão económica teve como base de propagação a superprodução e especulção bolsista que mais tarde se alastraram à Europa.
No entanto, por volta de 1939, a economia encontrava-se quase restabelecida, graças à intervenção do Estado, presidido por Roosevelt, que foi eleito presidente em 1933, em plena época de crise, e conseguiu, com o New Deal, mudar a situação económica do país.


De martim nº19 a 24 de Janeiro de 2007 às 19:09
Crash ":
Durante os anos 20, os EUA viveram um período de grande desenvolvimento económico. Mas, a 24 de Outubro de 1929, na Bolsa de NY , onde durante toda a década de 20 tinha reinado um grande optimismo, foram postas milhões de acções foram postas à venda devido à drástica baixa dos preços. Muitas das acções não foram vendidas e muitos dos investidores acumularam dívidas, assim como bancos e empresas foram à falência. Isto foi o chrash ", mais precisamente de NY .

"Superprodução":
Superprodução é a designação dado a grande acumulação de produtos. Na década de 20, como a produção tinha atingido níveis altíssimos, mas, a certa altura, a produção já era maior que a procura, o que levou à acumulação de produtos e stocks , fazendo com que a economia baixasse muito rapidamente. A superprodução contribuiu , também, para o crash " de 1929.

"Especulação Bolsista":
Nos anos 20, com o desenvolvimento da economia, muitas pessoas investiram acções e, às vezes tudo o que tinham, e muitas dessas pessoas pedia mitos empréstimos aos bancos. Isto levou a que os preços subissem além do seu real valor.

"Depressão Económica":
Depressão Económica é o nome dado ao período em que a economia, não só dos EUA, mas de todo o mundo, entrou em crise, principalmente nos anos 30, embora, em alguns países, ela se arrastasse por muitos anos. Este período começou com o crash da Bolsa de NY e, como a maior parte dos países estava dependente da economia dos EUA, fez com eles entrassem também em crise. Apenas a URSS e alguns países com economia comunista conseguiram resistir à crise.


De catarina a 7 de Março de 2010 às 10:24
tenho uma duvida, entao mas afinal o que é a URSS?


De desconhecido a 17 de Fevereiro de 2011 às 12:32
você é burra!!! a URSS é a actual Russia !!


De lucas a 4 de Junho de 2008 às 18:48
uma merda


De Amanda a 7 de Julho de 2008 às 21:28
uma diarréia ....



de boiiiiiiiiiiiiiiiiiii...



De silvana a 1 de Abril de 2009 às 00:58
COMO VC PODE ASSOCIAR UMA CRISE COM UMA DIARREIA?PODE DETALHAR EXPECIFICAMEMTE ONDE TUDO ISSO VAI CHEGAR OU SE FOI APENAS UM COMENTERIO EQVOCADO?AGUARDO RESPOSATA.BOA NOITE


De Fernando a 13 de Outubro de 2008 às 18:15
Qual a influencia da quebra da bolsa de 1929 com a 2ª guerra mundial? se é que teve alguma.
Há o risco de outro conflito mundial por causa da atual crise???


De Yoga a 28 de Outubro de 2008 às 08:18
Espero que não esteja a acontecer algo idêntico...
Com a capacidade de comunicação e de reacção que existe hoje, poderá ser ainda mais catastrófico.

Abraços


De rtrtrtretrtretret a 18 de Janeiro de 2012 às 17:33
Que puta de bois gays da puta que vos pariu.Este site e uma puta de uma merda do crl que vos foda cabroes da merda cornudos duma figa,beijinhos na puta da cona


De Costa a 4 de Junho de 2012 às 22:45
O presidente dos E.U.A na expançao da crise foi o franklin Delonde Rooservelt


Comentar post

.mais sobre mim

.pesquisar

 

.Junho 2007

Dom
Seg
Ter
Qua
Qui
Sex
Sab

1
2

3
4
5
6
7
8
9

10
11
12
13
14
15
16

17
18
19
20
21
22
23

24
25
26
27
28
29
30


.posts recentes

. VIAGEM DE FINALISTAS

. Portugal: do Autoritarism...

. AS SOCIEDADES OCIDENTAIS ...

. DA CECA À UNIÃO EUROPEIA

. O MUNDO SAÍDO DA GUERRA

. BOAS FÉRIAS E PÁSCOA FELI...

. O FIM DA GUERRA E SUAS CO...

. REGIMES TOTALITÁRIOS NA E...

. GUERRA CIVIL ESPANHOLA

. A ERA ESTALINISTA NA U.R....

.arquivos

. Junho 2007

. Maio 2007

. Abril 2007

. Março 2007

. Fevereiro 2007

. Janeiro 2007

. Dezembro 2006

. Novembro 2006

blogs SAPO

.subscrever feeds