Domingo, 12 de Novembro de 2006

REVOLUÇAO SOVIÉTICA

A Rússia, no início do século XX, apresentava um considerável atraso, político, económico e social em relação aos países da Europa ocidental.

A Sociedade russa assentava num regime com características feudais e era dominada pelo poder autocrático do czar.

Foram estes os principais factores que conduziram à Revolução Soviética e à instauração de um novo regime: o socialismo/comunismo.

 

1. Distingue a Revolução de Fevereiro da Revolução de Outubro de 1917.

2. Indica as principais medidas tomadas no âmbito do "Comunismo de Guerra".

Para saberes mais:

http://pt.wikipedia.org/wiki/Revolução_Russa

www.historianet.com.br

publicado por nonoahistoria às 23:27
link do post | comentar | favorito
|
16 comentários:
De xalits a 14 de Novembro de 2006 às 19:56
1. Eu penso que a revolução de Fevereiro teve como objectivo derrubar o governo autocrata czarista. Forçou Nicolau II a abdicar do seu governo e nomeou um governo provisório, que instituiu um regime liberal ou parlamentar. Era constituído por burgueses. Estes que defendiam que a Rússia continuasse na guerra mundial, mas os sovietes, que eram outra força paralela ao governo provisório, defendiam que a Rússia abandonasse a guerra. Lenine queria uma revolução social que desse os poderes aos Sovietes.
A revolução de Outubro consistiu em prender os ministros do governo provisório e na dissolução da Duma.
Em suma eu acho que a revolução de Fevereiro e a de Outubro diferem pois a de Fevereiro foi para derrubar um regime autocrata e a de Outubro foi para derrubar o governo provisório.


De nonoahistoria a 15 de Novembro de 2006 às 00:06
A resposta à 1ª questão está incompleta, deves especificar melhor os objectivos da Revolução de Outubro . Não respondeste à 2ª questão.
O Professor


De Francisco Lopes a 14 de Novembro de 2006 às 21:15
1. Em 1905, houve uma tentativa de revolução (domingo Sangrento) que não foi bem sucedida, tendo sido mortas centenas de pessoas. Então, em 1917, houve outra revolução, Revolução de Fevereiro, que ficou caracterizada pelos seguintes aspectos: o derrude do czarismo, a instituição de um regime parlamentar, foi uma revolução de carácter democrático- burguês, e houve a instituição de um duplo poder: do Governo Provisório e dos sovietesde deputados operários e soldados.
No entanto, o Governo Provisório defendia que a Rússia permanecesse na guerra enquanto que os sovietes defendiam que a Rússia abandonasse a guerra.
Isto levou a um descontentamento geral e à luta dos sovietes pela Revolução Socilista.
A Revolução Socialista de Outubro, ficou caracterizada pelos seguintes aspectos: pela conquista do poder pelos Bolcheviques, pela formação de Conselho de comissários do Povo, pela destituição de Governo Provisório, pelo abandono da guerra, por parte da Rússia, pela abolição de toda a propriedade privada e pela requisição, por parte do Estado, das colheitas privadas. O pricipal objectivo da revolução era a instauração de uma sociedade sem classes.

2. Com a Guerra Civil, foram aplicadas uma série de medidas que se designaram de "Comunismo de Guerra". Essas medidas foram as seguintes: a proibição dos partidos políticos (com excessão do partido comunista, a instauração da censura, a constituição de uma polícia política (Tcheka) e houve perseguições, torturas, prisão e morte dos opositores.


De nonoahistoria a 15 de Novembro de 2006 às 00:08
As respostas estão óptimas. Bom trabalho.
O Professor


De Jorge a 15 de Novembro de 2006 às 17:50
2. As medidas tomadas por Lenine, durante comunismo de guerra foram: uma constituição de uma polícia política denominada Tcheka ( um género da PIDE em Portugal ) onde através dela quem se opusesse teria severos problemas tais como prisão ou mesmo morte, decreto do trabalho obrigatório, requisição da produção agrícola e entre outras medidas.


De Ricardo Sousa nº22 a 15 de Novembro de 2006 às 21:58
2. As medidas são:
.a proibição dos países políticos;
.a instauração da censura:
.a constituição de uma polícia política(tcheka);
.a perseguição, prisão, tortura e morte dos adversários políticos;
.a existência de pequenas unidades privadas de produção agrícola e industrial;
.a entrada de capitais e técnicos estrangeiros;
.alguma liberdade de comércio.


De nonoahistoria a 15 de Novembro de 2006 às 23:41
Não é proibição dos países mas sim dos partidos. Quanto aos 3 últimos aspectos referidos não são medidas do comunismo de guerra mas da NEP.


De fabio oliveira a 16 de Novembro de 2006 às 21:35
O blog foi uma excelente ideia porque nos vai ser muito útil para estudar para os testes e paras as provas globais e tirar certas dúvidas.

Está de parabéns professor !



De nonoahistoria a 17 de Novembro de 2006 às 15:21
Obrigado. O objectivo é mesmo esse, ajudar os alunos.
Bom Fim de Semana


De André nº3 a 16 de Novembro de 2006 às 21:51
Das Medidas tomadas as mais importantes são:
-A proibição dos partidos políticos;
-A instauração da censura;
-Criação de uma polícia política (tcheka);
-Havia pequenas propriedades privadas de produção agrícola e industrial;
-Entrada de capitais e de técicos estrangeiros;
-Houve alguma liberdade no comércio;
-Por fim, a presegição,turtura e morte de todos os que se opunham ao guerno.


De nonoahistoria a 17 de Novembro de 2006 às 15:24
Como já tinha comentado na resposta do Ricardo, os 3 últimos pontos referem-se às medidas da NEP.
Bom fim de semana


De Jorge a 17 de Novembro de 2006 às 21:58
Em 1905, uma tentativa de Revolução por parte dos milhares de trabalhadores que ao manifestarem-se pela melhoria das suas condições de vida acabou com um trágico pois tinham morrido centenas de pessoas. Esse dia passou a ser conhecido por " Domingo Sangrento ". No dia 27 de Fevereiro de 1917 houve outra revolução que ficou marcada principalmente pelo derrube do czarismo e pela instituição de um duplo poder. No dia 24 de Outubro de de 1917( pelo calendário Ortodoxo, 7 de Novembro segundo a era Cristã ), houve outra Revolução que ficou marcada principalmente pela ocupação por parte da policia militar bolchevique nas parte estratégicas da cidade, por ter prendido os ministros do governo provisório e dissolveu a Duma. A partir da Revolução Bolchevique de Outubro começa assim um período de profundas transformações políticas.


De tweety_fofinho a 18 de Novembro de 2006 às 18:18
está muito fixe o blog está de parabéns professor.Gostei muito desta ideia é muito á frente.As respostas tão muito boas e foi um bom metodo que o professor adoptou para cativar os alunos apesar d eu não gostar de alguma matéria que démos espero que o professor não leve a mal.(Carla nº4)


De josé Almeida n13 a 20 de Novembro de 2006 às 20:50
1.Em 1917 houve duas revoluções a de Fevereiro e de Outubro a revolução de Fevereiro teve como objectivo derrubar o czarista, tendo assim a obrigar Nicolau II a abdicar e a nomear um governo provisório, constituído por burgueses e socialistas moderados, instituindo um regime liberal, parlamentar. Este defendia que a Rússia continuasse na guerra.
Os sovietes, que são outra força paralela ao governo provisório, defendiam que a Rússia abandonasse a guerra.
Lenine queria que revoluções sociais para os poderes irem para os sovietes.
A revolução de Outubro e caracterizada pela conquista do poder pelos bolcheviques, pela formação de conselho de comissários do povo, pela duma, prendendo os ministros do governo provisório. Ambas a revoluções serviram para derrubar o regime autocrata e o governo provisório tendo como objectivo a instauração de uma sociedade de classes.





2. O comunismo da guerra a NEP tomou medidas salientares: a proibição de partidos políticos, Instauração da censura, a constituição de uma polícia politica e a perseguição, prisão, tortura e morte dos adversários políticos dos opositores.


De martim nº19 a 22 de Novembro de 2006 às 21:20
1- A Revolução de Fevereiro foi provocada por um conjunto de burgueses e os poucos operários, que estavam descontentes com a política do czar Nicolau II e com as baixas condições de vida que tinham. Embora com alguns aderentes, esta tentativa de Revolução fracassou, principalmente por um mau planeamento e por o exército apoiar o czar. Já a Revolução de Outubro (ou Bolchvique) teve como principal objectibvo dissolver a Monarquia e retirar a Rússia da 1ª Guerra Mundial. Esta Revolução já teve um melhor planeamento e as forças do czar não foram suficientes e os revolucionários venceram e conseguiram a retirada da Rússia da Guerra.

2- No âmbito do "Comunismo de Guerra", foram tomadas algumas medidas, entra as quais se salientam:
- a formação do Conselho dos Comissários do Povo;
- a destituição do Governo Provisório;
- o abandono da Rússia da 1ª Guerra Mundial;
- a abolição de toda a propriedade privada;
- uma requisição do Estado de todas as colheitas agrícolas;
- a instauração de uma sociedade sem classes.


Comentar post

.mais sobre mim

.pesquisar

 

.Junho 2007

Dom
Seg
Ter
Qua
Qui
Sex
Sab

1
2

3
4
5
6
7
8
9

10
11
12
13
14
15
16

17
18
19
20
21
22
23

24
25
26
27
28
29
30


.posts recentes

. VIAGEM DE FINALISTAS

. Portugal: do Autoritarism...

. AS SOCIEDADES OCIDENTAIS ...

. DA CECA À UNIÃO EUROPEIA

. O MUNDO SAÍDO DA GUERRA

. BOAS FÉRIAS E PÁSCOA FELI...

. O FIM DA GUERRA E SUAS CO...

. REGIMES TOTALITÁRIOS NA E...

. GUERRA CIVIL ESPANHOLA

. A ERA ESTALINISTA NA U.R....

.arquivos

. Junho 2007

. Maio 2007

. Abril 2007

. Março 2007

. Fevereiro 2007

. Janeiro 2007

. Dezembro 2006

. Novembro 2006

blogs SAPO

.subscrever feeds