Quarta-feira, 21 de Fevereiro de 2007

A ERA ESTALINISTA NA U.R.S.S.

 

 

A partir de 1928, Estaline sucedeu a Lenine e tornou-se secretário-geral do PCUS (partido comunista da União Soviética), concentrando em si todos os poderes à semelhança de outros ditadores europeus.

 No mesmo ano colocou fim à NEP e lançou a URSS na grande viragem para o socialismo. Para isso aplicou dois princípios básicos: a planificação económica (estabeleceu metas de produção de 5 em 5 anos - planos quinquenais) e a colectivização dos meios de produção (nacionalização da industria e do comércio, pondo fim à propriedade privada).

Em menos de duas décadas, a URSS tornou-se uma grande potência económica, em que se destacavam a indústria pesada (siderurgia) e complexos hidroeléctricos (produção de electricidade).

Do ponto de vista político, Estaline não admitia qualquer tipo de oposição, eliminando de forma violenta aqueles que se lhe opunham, mesmo dentro do seu próprio partido e governo ( um dos casos mais célebres de perseguição foi o de Trotsky, que tendo-se refugiado no Méxioco, acabou por ser assassinado por ordem de Estaline). Oficiais do exército, altos funcionários, escritores foram assassinados , presos ou deportados para campos de concentração na Sibéria. O próprio partido comunista esteve sujeito a inúmeras purgas( limpeza de elementos perigosos) e milhões de simples camponeses, contrários à colectivização da terra, foram deportados e mortos.

 

Estaline fomentou o culto da personalidade, a propaganda fazia dele o "Pai da Pátria" ou o "Salvador da Pátria".

Historiadores calculam que durante o período estalinista (1928-53), cerca de 40 milhões de soviéticos tenham passado por campos de concentração (Gulag), dos quais 20 milhões terão morrido.

 

 

 

 

 

 

 

* Caracteriza a ditadura estalinista

 

 

 

publicado por nonoahistoria às 16:38
link do post | favorito
De martim nº19 a 26 de Fevereiro de 2007 às 19:11
Com a morte de Lenine, em 1924, dois opositores lutaram para chegar ao poder, Josef Estaline e Leon Trotsky, tendo vencido Estaline. Este pôs fim à N.E.P ., criada pelo seu antecessor, em 1921 e reconstruiu o a política soviética, retomando a construção do comunismo na U.R.S.S . e iniciando uma ditadura de esquerda. Para expandir o regime, Estaline adoptou uma série de medidas, cujo muitas delas se tornaram algumas das suas principais características. Entre elas, destacam-se: radicalização da ditadura do proletariado e do regime de partido único; culto à personalidade; censura aos meios de comunicação e expressão; coletivização obrigatória dos meios de produção agrícola e industrial; militarização da sociedade e dos quadros do Partido; recorreu à colectivização dos meios de produção. Por exemplo, nos campos, as terras foram agrupadas em sovkhozes, grandes propriedades agricolas foram expropriadas e passaram a ser exploradas directamente pelo estado atraves de camponeses assalariados dirigidos por tecnicos estatais e kolkhozes, associações de pequenos proprietários agrícolas que foram obrigados a cultivar a terra em comum. Estes não foram bem aceites pela população e Estaline mandava-os para trabalhos forçados em campos de concentração na Sibéria, chamados "gulags", como o de "Kolima" (uma das regiões russas mais rica em ouro). Para além disso, Estaline elaborou Planos Quinquenais, que eram planos que fixavam os objectivos prioritários para cada período de cinco anos, bem como os níveis de produção que deviam ser atingidos em todo o país. Estaline conseguiu, deste modo, criar um dos mais famosos regimes de sempre, asim como elevar a sua personalidade a níveis internacionais.


Comentar:
De
 
Nome

Url

Email

Guardar Dados?

Ainda não tem um Blog no SAPO? Crie já um. É grátis.

Comentário

Máximo de 4300 caracteres



Copiar caracteres

 



.mais sobre mim

.pesquisar

 

.Junho 2007

Dom
Seg
Ter
Qua
Qui
Sex
Sab

1
2

3
4
5
6
7
8
9

10
11
12
13
14
15
16

17
18
19
20
21
22
23

24
25
26
27
28
29
30


.posts recentes

. VIAGEM DE FINALISTAS

. Portugal: do Autoritarism...

. AS SOCIEDADES OCIDENTAIS ...

. DA CECA À UNIÃO EUROPEIA

. O MUNDO SAÍDO DA GUERRA

. BOAS FÉRIAS E PÁSCOA FELI...

. O FIM DA GUERRA E SUAS CO...

. REGIMES TOTALITÁRIOS NA E...

. GUERRA CIVIL ESPANHOLA

. A ERA ESTALINISTA NA U.R....

.arquivos

. Junho 2007

. Maio 2007

. Abril 2007

. Março 2007

. Fevereiro 2007

. Janeiro 2007

. Dezembro 2006

. Novembro 2006

blogs SAPO

.subscrever feeds