Quarta-feira, 21 de Fevereiro de 2007

A ERA ESTALINISTA NA U.R.S.S.

 

 

A partir de 1928, Estaline sucedeu a Lenine e tornou-se secretário-geral do PCUS (partido comunista da União Soviética), concentrando em si todos os poderes à semelhança de outros ditadores europeus.

 No mesmo ano colocou fim à NEP e lançou a URSS na grande viragem para o socialismo. Para isso aplicou dois princípios básicos: a planificação económica (estabeleceu metas de produção de 5 em 5 anos - planos quinquenais) e a colectivização dos meios de produção (nacionalização da industria e do comércio, pondo fim à propriedade privada).

Em menos de duas décadas, a URSS tornou-se uma grande potência económica, em que se destacavam a indústria pesada (siderurgia) e complexos hidroeléctricos (produção de electricidade).

Do ponto de vista político, Estaline não admitia qualquer tipo de oposição, eliminando de forma violenta aqueles que se lhe opunham, mesmo dentro do seu próprio partido e governo ( um dos casos mais célebres de perseguição foi o de Trotsky, que tendo-se refugiado no Méxioco, acabou por ser assassinado por ordem de Estaline). Oficiais do exército, altos funcionários, escritores foram assassinados , presos ou deportados para campos de concentração na Sibéria. O próprio partido comunista esteve sujeito a inúmeras purgas( limpeza de elementos perigosos) e milhões de simples camponeses, contrários à colectivização da terra, foram deportados e mortos.

 

Estaline fomentou o culto da personalidade, a propaganda fazia dele o "Pai da Pátria" ou o "Salvador da Pátria".

Historiadores calculam que durante o período estalinista (1928-53), cerca de 40 milhões de soviéticos tenham passado por campos de concentração (Gulag), dos quais 20 milhões terão morrido.

 

 

 

 

 

 

 

* Caracteriza a ditadura estalinista

 

 

 

publicado por nonoahistoria às 16:38
link do post | favorito
De Cátia nº6 a 28 de Fevereiro de 2007 às 21:57
Com a morte de Lenine é Estaline que sobe ao poder em 1924. Assim, o Partido Comunista pasou a dominar sem oposição e controlova todas as instituições do Estado. Estaline toma desde logo várias medidas. Em 1928, põe fim à NEP e inicia a Planificação e Colectivização da Economia que coniste na elaboração de planos quinquenhais definindo objectivos prioritários para cada período. Os meios de produção são colectivizados pelos SOVKOZES, em que as propriedades passam para o Estado, e pelos KOLKOZES onde as terras são cultivadas pelos camponeses. Estas medidas apesar de terem trazido resultados positivos a nível industrial, trouxeram também resultados negativos a nível agrícola. Esta Ditadura caracterizou-se pelo culto do chefe, pelo autoritarismo e principalmente por perseguições feitas pela polícia política e por deportações (milhares de pessoas eram mandadas para a Sibéria). Isto fez com que se instalasse, na U.R.S.S, um clima de Terror Policial.


Comentar:
De
 
Nome

Url

Email

Guardar Dados?

Ainda não tem um Blog no SAPO? Crie já um. É grátis.

Comentário

Máximo de 4300 caracteres



Copiar caracteres

 



.mais sobre mim

.pesquisar

 

.Junho 2007

Dom
Seg
Ter
Qua
Qui
Sex
Sab

1
2

3
4
5
6
7
8
9

10
11
12
13
14
15
16

17
18
19
20
21
22
23

24
25
26
27
28
29
30


.posts recentes

. VIAGEM DE FINALISTAS

. Portugal: do Autoritarism...

. AS SOCIEDADES OCIDENTAIS ...

. DA CECA À UNIÃO EUROPEIA

. O MUNDO SAÍDO DA GUERRA

. BOAS FÉRIAS E PÁSCOA FELI...

. O FIM DA GUERRA E SUAS CO...

. REGIMES TOTALITÁRIOS NA E...

. GUERRA CIVIL ESPANHOLA

. A ERA ESTALINISTA NA U.R....

.arquivos

. Junho 2007

. Maio 2007

. Abril 2007

. Março 2007

. Fevereiro 2007

. Janeiro 2007

. Dezembro 2006

. Novembro 2006

blogs SAPO

.subscrever feeds